Coordenador : Humberto Marotta Ribeiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389553.2199.76185.24022023
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto é voltado para interação entre professores, estudantes e demais membros da comunidade escolar do Ensino Básico e universitário. Na universidade, o público-alvo abrangerá professores, discentes do Laboratório de Ecologia das Mudanças Globais (LEMG-UFF) e graduandos da disciplina Ecologia do Departamento de Geografia ministrada pelo proponente. .No LEMG-UFF estão envolvidos cerca de 12 estudantes incluindo discentes do ensino médio, graduação e pós-graduação que desenvolvem pesquisas na área de Mudanças Globais. .Na graduação , será desenvolvida a atividade de autoria coletiva com 2 turmas totalizando a participação em torno de 60 estudantes do ensino superior. .Na Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Caffaro (EMPLCC), a atividade também será desenvolvida com 2 turmas totalizando a participação em torno de 60 estudantes do ensino básico. .Na medida em que o projeto prevê o desenvolvimento de materiais de divulgação científica em redes sociais com temas interdisciplinares que abrangem ao menos 5 unidades curriculares (Geografia, Biologia, Química, Física e História), estimamos alcançar o acesso de outros professores da EMPLCC, do público-alvo associado à comunidade escolar que incluirá os estudantes de outras turmas, parentes e amigos, bem como professores de outras escolas. Dessa forma, estimamos o alcance total de aproximadamente 250 pessoas.
Local de atuação: Será realizado no Laboratório de Ecossistemas e Mudanças Globais – Instituto Geociências (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/283184) e na Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Caffaro em Itaboraí.
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Contribuir à promoção social de discentes do ensino básico público e a comunidade em geral, a partir da produção de materiais de divulgação científica com recursos tecnológicos em consonância aos pressupostos de metodologias ativas de autoria coletiva horizontal entre Escola-Universidade e Discente-Docente, visando aproximar a fronteira do conhecimento das Mudanças GLOBAIS às realidades LOCAIS no âmbito da justiça ambiental em áreas de periferia. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ▪ Selecionar conteúdos de fronteira do conhecimento científico desde a literatura e/ou grupos de pesquisa envolvidos, associando Mudanças GLOBAIS às realidades LOCAIS do público escolar mais vulneráveis pela desigualdade social; ▪ Construir textos para divulgação científica com a metodologia de autoria coletiva Escola-Universidade e Discentes-Docentes; ▪ Desenvolver Histórias em quadrinhos (HQs) para garantir a interação ativa dos estudantes do ensino básico durante a atividade com os materias de divulgação científica; ▪ Disponibilizar conteúdos produzidos na rede social do projeto a fim de ampliar o alcance da divulgação científica.
Resumo
As áreas de elevada vulnerabilidade social apresentam PROBLEMAS AMBIENTAIS GLOBAIS muito frequentes, os quais representam importantes prejuízos a diferentes sujeitos sociais em ÂMBITO LOCAL. Como a justiça ambiental envolve essa distribuição desigual dos riscos dos impactos ambientais entre os diferentes sujeitos sociais, torna-se indispensável integrar o conceito de MUDANÇAS GLOBAIS com as REALIDADES LOCAIS marcadas pela (in)segurança hídrica, alimentar e climática das populações mais pobres. No entanto, ainda há carência de materiais de divulgação científica sobre este tema, relevantes instrumentos críticos para difusão da fronteira do conhecimento ambiental. A presente abordagem emerge inovadora ao possibilitar a estreita interação horizontal entre discentes e docentes de escolas de periferia e universidades, com potencial abrangência à comunidade em geral. As atividades de extensão propostas incluem (1) AUTORIA COLETIVA Escola-Universidade de materiais de divulgação científica sobre a fronteira do conhecimento ambiental e interesse local das periferias brasileiras, (2) Desenvolvimento de HISTÓRIAS EM QUADRINHOS para garantir a interação ativa dos estudantes do ensino básico, bem como (3) DIÁLOGO COM A SOCIEDADE em geral, por meio da divulgação do material produzido em uma rede social. Portanto, a bolsa de extensão solicitada se torna indispensável ao principal objetivo deste projeto, difundir um caráter de emancipação a partir de uma educação inclusiva, que se apropria do conhecimento global para solução dos problemas locais, utilizando metodologias ativas que favorecem o processo ensino-aprendizagem em consonância a ambas as inter-relações Escola-Universidade e Discente-Docente. A equipe proponente agrega diversidade de instituições entre ESCOLAS e UNIVERSIDADES PÚBLICAS em grupo com atuação em andamento.